Criar um espaço lúdico, voltado especialmente para as necessidades das crianças na primeira infância. Essa foi a intenção da prefeitura de São Paulo ao desenvolver sua primeira “Praça Conceito” – inaugurada na Praça São Sebastião, no bairro Ipiranga. A primeira infância, que vai de zero a seis anos, é o período considerado extremamente importante para o desenvolvimento do ser humano. Diversas pesquisas têm apontado que as experiências vividas no começo da vida, desde o período de gestação, influenciam diretamente na formação do adulto.
“Esta fase é de construção da base sob a qual cada indivíduo erguerá sua existência. Tudo o que for vivenciado na infância terá impacto a vida toda”, afirma a educadora Ana Lúcia Machado, especialista na primeira infância.
Praça para crianças
Desenvolvido pela Secretaria Municipal das Subprefeituras, a nova praça é chamada de “play lúdico”. Um dos destaques do espaço, que levou cinco meses para ser concluído, é o piso monolítico, mais macio, instalado para amortecer impactos. Esse tipo de piso não tem concreto e a aparência de emborrachado vem do micro revestimento asfáltico.
A área de lazer para os pequenos possui mesas, que podem ser usadas como bancos, e escorregadores, que se transformam em pistas para os mais aventureiros. Há um mini rapel e uma pista de pump track baby (com curvas e lombadas), projetada exclusivamente para crianças para andarem de patins, bicicletas e patinetes.
Tudo é muito colorido e as formas são orgânicas, o que contribui para estimular a imaginação e criatividade. A ideia é fortalecer o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, promovendo brincadeiras e interações com outras crianças.
Para garantir a segurança, os portões possuem um sistema de cancelas que dificulta a saída de crianças do local sem acompanhamento.
A praça também inclui um espaço para cachorros e brinquedos adequados para crianças acima de 6 anos. E, por fim, a revitalização da Praça São Sebastião adaptou o espaço às árvores existentes no local, tornando o ambiente agradável do ponto de vista climático.
Uma tendência
Em Recife, a prefeitura também está construindo praças voltadas à primeira infância. Por lá, além do estímulo às capacidades esportivas, o conceito é baseado em aproximar as crianças do ambiente natural. O foco é promover a aproximação com a natureza, a aprendizagem ao ar livre e os estímulos sensoriais.
O projeto das praças na capital pernambucana é elaborado a partir do “Guia de princípios para remodelação das praças para infância”, organizado pela Prefeitura do Recife.
O primeiro parque de São Paulo está localizado na Avenida Presidente Tancredo Neves, Praça São Sebastião, Ipiranga. Um segundo parque, similar, está em construção no bairro da Saúde.
Via CicloVivo.